quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tudo acontece na hora e do jeito que é para acontecer.


      
 Na vida passamos por muitos momentos, momentos difíceis, momentos de alegrias e momentos que até poderíamos chamar de perfeita sintonia, exato momento que poderíamos chamar de momento feliz.
  Vivemos numa rotina tão extrema e nem mesmo percebemos que tudo acontece na hora e do jeito que é para acontecer.
  Pensamos em tudo, e fazemos de um tudo, pra nunca sofrer, nos apegamos às coisas e à lugares, nos apegamos de um jeito como se nunca fossemos nos separar daquilo de alguma forma e  em algum tempo.
  Mais não encontramos jeito de pensar na “Morte”, no além tumulo. Às vezes procuramos respostas que nos justifique de alguma forma essa separação tão assustadora de alguém a quem amamos. Buscamos respostas nas religiões, na existência de um Deus que irá nos recepcionar com amor ou não, dependendo das nossas atitudes, dependendo do comportamento que tivemos na nossa passagem no planeta terra.
Então, por que tanto medo? Encontraremos apenas o resultado do que fomos. Por que tanto medo se vamos encontrar um Deus justo nos esperando? Em um lugar tão perfeito que é chamado de céu ou de Paraíso.      
Afinal de contas não foi sempre por isso que brigamos tanto? Por justiça? Seja ela de qual forma for? Principalmente uma justiça social?  Nos desníveis sociais? E as grandes diferenças das classes.
Então não teremos nem um problema, afinal esse “Deus” vai fazer com agente aquilo por que sempre pedimos para todos, então todos teremos, uma justiça igual.
Justiça igual para todos e em todos os níveis.
E se for verdadeira qual quer uma dessas teorias vamos agradecer e esperar que, a separação, não seja eterna e a morte não existe para quem acredita na vida. E pra quem acredita que as pessoas a quem amamos de verdade, é parte de nós, e que nos encontraremos, pois teremos de ser completos na presença do Criador.
  Mais que o tema é desagradável,há isso é.

Edilza Leanndro.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O SAMURAI IDOSO.


Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que adorava ensinar sua filosofia para os jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda que ele ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos contra-atacava com velocidade fulminante.

O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. E, conhecendo a reputação do velho samurai, estava ali para derrotá-lo, aumentando sua fama de vencedor.

Todos os estudantes manifestaram-se contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos - ofendeu inclusive seus ancestrais.

Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho mestre permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.

Desapontados pelo fato do mestre ter aceito tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: Como o senhor pode suportar tanta indignidade ? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?

- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? - perguntou o velho samurai.

- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.

- O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos - disse o mestre - Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo.

Historias da tradição sufi.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Nasrudin











Nasrudin postou-se na praça do mercado e dirigiu-se à multidão:

"Ó povo deste lugar! Querem conhecimento sem dificuldade, verdade sem falsidade, realização sem esforço, progresso sem sacrifício?"

Logo juntou-se um grande número de pessoas, todas gritando em coro: "Queremos, queremos!"

"Excelente!", disse o Mullá. "Era só para saber. Podem confiar em mim.Lhes contarei tudo a respeito, caso algum dia descubra algo assim."

domingo, 12 de agosto de 2012

.Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.



As forças do mal são sedutoras, e poderosas.
 - Mentirosas te seguram pelo lado mais frágil, te prometendo tudo.
Tudo que você quiser conseguir sem ter o trabalho e a honestidade necessária.
 Prometem-te riquezas e te dão a cadeia.
Prometem-te amor mais só espalham a ganância, o ódio, o ciúme e a inveja.
Prometem-te o céu mais te levam para o inferno.
Prometem-lhe a vida mansa, e te arrastam para a morte.
Prometem- lhe de te fazer um Deus, e te faz escravo, e seu fiel servidor.
Louco e cego. Faz de ti um insano e te destrói depois de te desmoralizar e ridicularizar.
Mais só agem se houver interesses afins, onde houver espaço, o mau caráter e vontade de ser o que não é.
 Subir, crescer e aparecer de qualquer maneira mesmo que seja mentindo e derrubando os outros, são pessoas altamente perigosas por que recebem ajuda das trevas, para descer ladeira abaixo, e se você deixar e quiser vai junto.
As forças do mau só perdem quando.
O poder e a coragem de encara-las de frente e só tem quem acredita no bem, quem semeia a bondade, e espalha sua luz, por que tem luz.
Quem não tem medo, por que o medo não faz parte de seu interior.
Só consegue derrota-las quem segue aquele mandamento da bíblia.
- .Resisti ao  diabo, e ele fugirá de vós.
Mais é resisti contra as suas investidas falsas e mentirosas.
-  Resisti com a coragem de mostrar que o mal,  por si só se destrói.

Edilza Leanndro.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O instante mágico



É preciso correr riscos. Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça.
Todos os dias Deus nos dá – junto com o sol – um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. Todos os dias procuramos fingir que não percebemos este momento, que ele não existe, que hoje é igual à ontem – e será igual à amanhã.
Mas, quem presta atenção ao seu dia, descobre o instante mágico.
Ele pode estar escondido na hora em que enfiamos a chave na porta pela manhã, no instante de silêncio logo após o jantar, nas mil e uma coisas que nos parecem iguais. Este momento existe – um momento em que toda a força das estrelas passa por nós, e nos permite fazer milagres.
A felicidade às vezes é uma bênção – mas geralmente é uma conquista.
O instante mágico do dia nos ajuda a mudar, nos faz ir em busca de nossos sonhos. Vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis, vamos enfrentar muitas desilusões – mas tudo é passageiro, e não deixa marcas. E, no futuro, podemos olhar para trás com orgulho e fé.
Pobre de quem teve medo de correr os riscos. Porque este talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir.
Mas quando olhar para trás – porque sempre olhamos para trás – vai escutar seu coração dizendo:
“O que fizeste com os milagres que Deus semeou por teus dias? O que fizeste com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterraste fundo em uma cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste tua vida”.
Pobre de quem escuta estas palavras. Porque então acreditará em milagres, mas os instantes mágicos da vida já terão passado.
Paulo Coelho