quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Rei sem ofício


Era uma vez um rei que havia esquecido o velho conselho dos sábios, segundo o qual quem nasce na comodidade e no conforto precisa fazer um esforço pessoal maior do que os outros. Mesmo assim era um rei justo e popular.
Um dia, quando viajava para visitar uma de suas terras mais distantes, uma tempestade desabou e separou o seu barco de sua escolta. A tempestade serenou depois de sete dias de fúria. o barco havia afundado e os únicos sobreviventes do naufrágio foram o rei e sua pequena filha, pois eles de algum modo, haviam conseguido subir numa balsa.
Depois de muitas horas, a balsa foi jogada numa praia de um país totalmente desconhecido para os viajantes. Inicilamente foram recolhidos por pescadores que cuidaram deles e que depois de algum tempo disseram:
"Somos muito pobres e não podemos continuar a mantê-los. Se caminharem para o interior, quem sabe poderão encontrar os meios para ganhar a vida."
Agradecendo aos pescadores e sentindo pesar por não poder conviver com eles, o rei começou a vagar pela região. Ele e a princesa foram de aldeia em aldeia, de povoado em povoado, buscando comida e ajuda. Não aparentavam ser melhores do que mendigos e assim eram tratados.
Às vezes conseguiam alguns pedaços de pão, outras vezes palha seca para dormir.

Cada vez que o rei procurava melhorar a sua situação, pedindo trabalho,perguntavam-no:

"O que você sabe fazer?"

O rei então se dava conta de que não era capaz de realizar as tarefas exigidas, e retomava seu caminho.


Em todo o país existiam poucas oportunidades de tarefas manuais, pois havia muitos trabalhadores especializados. À medida que iam de um lugar para outro, o rei se dava conta de que ser rei sem país era uma condição inútil. Ele refletia cada vez mais sobre o provérbio dos anciões, que dizia:

"Só pode ser considerado seu aquilo que puder sobreviver a um naufrágio."

Depois de três anos nessa existência miserável e sem futuro, ambos se encontravam pela primeira vez numa fazenda cujo proprietário estava procurando alguém para que cuidasse de suas ovelhas.
Ele viu o rei e a princesa e lhes perguntou:

"Sabem cuidar de ovelhas?"

"Não", Respondeu o rei.

"Você é honesto e por isso darei a você uma oportunidade de ganhar a vida". Disse o fazendeiro.
O fazendeiro os enviou ao campo com algumas ovelhas, logo aprenderam que tudo o que precisavam fazer era protegê-las dos lobos e cuidar para que não se perdessem.

Uma cabana lhes foi dada, e conforme os anos foram passando, orei recuperou algo de sua dignidade, embora não tenha recuperado a sua felicidade. A princesa se transformou numa jovem bela como uma fada. Como ganhavam apenas o necessário para viver, não podiam planejar ainda o retorno ao seu país.

Um dia, quando havia saido para caçar, o sultão daquele país viu a moça e enamorou-se dela. Então enviou um representante ao pai da jovem, para pedi-la em casamento.
"Ó camponês", disse o mensageiro, "o sultão, meu amo e senhor, pede a mão de sua filha em casamento."
"E o que ele sabe fazer?, qual é o seu ofício e como ele pode ganhar a vida?" - perguntou o ex rei.
"Idiota! Vocês camponeses são todos iguais", gritou o mensageiro. Você não entende que um rei não precisa ter ofício, pois sua habilidade consiste em conduzir reinos, e que você foi eleito para uma honra que ordinariamente estaria muito além de qualquer esperança possível para as pessoas comuns?"
"Tudo o que sei", disse o rei pastor, "é que a menos que o seu amo, sendo sultão ou não, possa ganhar a vida, não será marido para minha filha. Eu sei uma ou duas coisas a respeito do valor das habilidades."
O mensageiro regressou e contou ao seu amo o que o estúpido camponês havia dito, acrescentando:

"Não devemos nos preocupar com pessoas como essa gente, senhor, porque elas não sabem nada sobre as ocupações dos reis".
Mesmo assim, uma vez recobrado de sua surpresa, o sultão disse:
"Estou loucamente apaixonado pela filha desse pastor e por isso devo estar preparado par fazer qualquer coisa que seu pai ordene, a fim de casar-me com ela."

Deixou o império nas mãos de um regente e foi ser aprendiz de um tecelão de tapetes. depois de quase um ano já dominava a arte de fazer tapetes. Com alguns de seus próprios trabalhos foi até a cabana do rei-pastor. Apresentou-se diante dele dizendo:
"Sou o sultão desse país e desejo casar-me com sua filha, se ela me aceitar.Tendo recebido a mensagem, de que você requer de um futuro genro habilidades úteis, estudei tecelagem, estes são alguns exemplos do meu trabalho."
"Quanto tempo você levou para fazer este tapete?"
"Três semanas"
"Quando o vender, quanto tempo você poderá viver com o que obtiver?"
"Três meses"
"Você pode se casar com minha filha, se ela quiser aceitá-lo"
O sultão ficou encantado e feliz quando a princesa consentiu em casar-se com ele.

"Seu pai, mesmo sendo um camponês, é um homem sábio e sagaz."
"Um camponês pode ser tão inteligente quanto um sultão, mas um rei, se teve as experiências necessárias, pode ser tão sábio como o camponês mais sagaz."

O sultão e a princesa se casaram com todo o esplendor. O rei-pastor, com a ajuda de seu genro, regressou ao seu país, onde ficou conhecido para sempre como um monarca bom e inteligente, que nunca se cansou de alertar a todos e a cada um de seus súditos para que aprendessem um ofício útil.


Histórias da Tradição Sufi

Nenhum comentário:

Postar um comentário